Nada mudou de lugar

Depois da Libertadores desse ano, eu considero que nenhum Atleticano tem desculpas para se dizer “sem inspiração”, mas particularmente hoje, depois de estar me recuperando de uma crise de enxaqueca, só querer comer, deitar, ver o jogo do GALO e terminar o livro que tô lendo, pensava nisso durantes as publicidades entre o 1° e 2° tempos e me ocorreu esse texto. Eu estava o tempo todo desejando escrever, mas não fazia ideia sobre o quê. Ainda é muito difícil escrever profundamente morrendo de dor de cabeça, sabe? E hoje, eu já tinha lido o ótimo texto do Impedimento sobre o ano dos times Mineiros. Mas foi nos primeiros minutos de Bahia x GALO que tive a certeza desse texto.

Esse GIF eu coloquei apenas pra vocês lembrarem quem o Campeão da América este ano e porque Ronaldinho Gaúcho é um gênio.

Esse GIF eu coloquei apenas pra vocês lembrarem quem é o Maior de Minas e também porque o Ronaldinho Gaúcho é um gênio até dançando!

É sábado e um grande público acompanha o jogo na Fonte Nova. Ao mesmo tempo em que é mostrada no “show do intervalo” uma propaganda de TV LED 42 polegadas em que segundo o locutor da loja de eletrodomésticos, o telespectador se sentirá “como no próprio estádio”. Digo tudo isso apenas para reclamar da arbitragem que náo marcou o pênalti cometido pelo Victor (eu achei que foi!) Não me entendam mal. Sou Atleticana dessas que ajoelham e mordem a própria mão e fazem promessas e tudo mais, mas gosto de justiça. Quando eu era pequena e o replay pegava um jogador do meu time fazendo cera, eu me sentia envergonhada. Só pra vocês terem ideia!

O que quero dizer é o que já foi dito nos comentários do texto do Impedimento: Minas Gerais ainda está no Eixo e o fato de dois times mineiros (e da capital) terem se dado bem este ano até aqui não significa que algo tenha mudado no futebol. É sim muito bom mandar um grande CHUPA pra Globo e cia., mas só isso não basta. Virão os próximos anos e sinceramente se eu sofrer o que eu sofri esse ano, já vou adiantar o cateterismo.

Existe a história de que o senador Zezé Perrella, ex-presidente do Cruzeiro, teria pedido à CBF que a torcida celeste comparecesse ao Mineirão contra o Grêmio em troca retirariam alguns nomes de senadores da chamada CPI da CBF, que visa investigar a federação brasileira. Vale lembrar que o clube do Perrella cumpriria suspensão no tal jogo. Eu não sei e não tenho como provar se são boatos se a história é mesmo verídica, mas é bem verossímil. É assim o nosso futebol, cheio de “jeitinhos” e sem transparência alguma.

Um emaranhado terrível. A CBF não tem compromisso com o Brasil e é a entidade responsável por, junto à FIFA, fazer uma Copa! Vende o país a qualquer conglomerado de TVs e rádios sem pensar ou piscar. E ainda tem gente que diz que o Diego Costa não é “patriota” (pega aqui no meu patriotismo, ó!). Enquanto isso, times de fora do “eixo” sofrem nas mão da péssima arbitragem brasileira dos caprichos da federação.

Tenho uma simpatia muito grande pelo Bahia (Bora, Bahêa!) e junto ao Santa e ao Ceará, acho que são os 3 times do nordeste que eu realmente gosto de assistir e torço pra se darem bem. As torcidas emanam paixão. É coisa de louco ver. Então da mesma forma que fico fula da vida de ver uma notinha sobre o time que foi campeão da AMÉRICA 2013 nos principais jornais capixabas, imagino quem torce pra time nordestino, e nortista! Igualmente times sulistas também sofrem por não estar no “eixo”, mas bem menos que os mencionados anteriormente.

Por que me dou tanto ao trabalho de discutir futebol?

Bom, acho o futebol divertido. Já pratiquei e era realmente boa pra minha idade. Me chamavam de “Luara Sapatão” e eu não ligava porque futebol foi uma experiência totalmente emancipatória pra mim. Uma criança tímida, que não gostava de dançar na Educação Física como as outras meninas. Eu podia correr e suar como os meninos. Eu só não podia tirar a blusa, mas tudo bem. Eu usava papete e bermudão para ir a aula. Fodam-se os padrões de gênero. Acho que era isso que meus pais pensavam quando me davam bermudões, tênis e caneleiras. Enfim Futebol tem pra mim, tudo a ver com essa experiência e como eu encaro a vida, como uma metáfora dela. Muita gente acha besteira e pra essa gente eu apenas digo: ok, você tem o direito de não assistir.

Como acho que o futebol deve ser?

Dá até dó de usar esse filme pra "metaforizar" a relação desse cara com a CBF.

Dá até dó de usar esse filme pra “metaforizar” a relação desse cara com a CBF.

Obviamente não tenho a pretensão de dar respostas universais neste texto. O que quero aqui é chamar a atenção para a elitização do futebol que busca afastar cada vez mais o cidadão comum dos estádios, muito porque os interesses de quem explora os negócios do futebol são protegidos por quem devia resguardá-los! A CBF é uma entidade muito parecida com o sistema judiciário brasileiro. Só tem puxa-saco e é milenar! E antiquado. É preciso renovar e renovar de fato, porque só tirar o Ricardo Teixeira pra colocar um capacho de milico não adiantou NADA. A CBF precisas de investigação, renovação e muita coragem. Porque pra mexer com a Globo e com os cartolas, só muita coragem.

Em tempo, uma frase do Luís Fernando Veríssimo que eu adoro:

“No fim, sexo e futebol só são diferentes, mesmo, em duas coisas.
No futebol, com a devida exceção ao goleiro, não se pode usar as mãos.
E o sexo, graças a Deus, não é organizado pela CBF.”

4 thoughts on “Nada mudou de lugar

  1. Luara, valeu tudo o que escreveu. Você deitou e rolou na matéria. Gostei de ver você citar os times de massa do nordeste. Só fiquei triste porque se esqueceu do meu Corinthians que é o Atlético Mineiro de São Paulo.
    Quanto a CBF e as burocracias do futebol, eu nem comento porque me irrita muito tudo que é burocratizado nesse país. Aquí, atualmente o voleibol está funcionando direito porque não é tão popular. De uns 2 anos para cá tem ficado mais conhecido e então a CBV já começou a mudar a contagem de pontos nos jogos e algumas outras regras que só empobrecerão a garra dos jogadores na quadra como também vão favorecer à transmissões televisivas. Como joguei voleibol muito tempo, fico triste com isso e, logo logo, vou ser obrigado a assistir só campeonatos regionais com jogadores menos famosos, todavia com mais fibra.
    Infelizmente não dá para se desgastar contra essa maré.
    Enfim!…
    Um beijo,
    Manoel

    • Não citei o Timão, porque fiz uma crítica ao “eixo”, no mais, você sabe que considero muito o Corinthians. Quanto ao vôlei, sinto o mesmo com o basquete. Meu irmão jogava na escolinha de um time aqui no estado e acompanhei uns amigos mais de perto durante uma temporada. É tudo muito precário, muito amador. E a TV compra os direitos, mas não transmite os jogos, compra só para que outras emissoras não comprem. Muito complicado mesmo!

      • Acredito que não é só o voleibol está precarizado… Mas o basquete, handebol, natação, atletismo (Meu Deus, o Atletismo) e até mesmo o tenis (mesmo que seja praticado majoritariamente pela elite, mas que um dia foi assunto). Até tentaram vender, torna-los populares e usaram essas modalidades como produto, mas foi em vão. Como é dito pelo polêmico Kajuru, o futebol é um negócio RENTÁVEL, o segundo maior do mundo; e enquanto a maioria não se der conta, teremos a influência de poucos determinando resultados.

      • Acho que não é nem que a maioria não “dá conta”, mas não tem acesso mesmo. Futebol deixou de ser popular, no sentido de ser do povo há muito tempo. É rentavel e visto como negócio e os cartolas deitam e rolam. É preciso um movimento de respeito aos torcedores e de democratização do futebol. Mais transparêancia nos órgãos que regulamentam (ou deveriam regumenta-lo). No esporte como um todo, como você citou. É necessária uma atenção maior com os atletas e a precarização do nosso Esporte. O que vemos, apesar do avanços a passos curtos, é um amadorismo gritante.

Leave a Reply

