O preconceito está nos olhos de quem vê ou a cegueira é seletiva?

Eu já escrevi sobre o assunto aqui e já falei sobre o livro Ensaio sobre a Cegueira aqui. Acontece que só terminei de ler recentemente e só o que posso dizer é que foi o livro mais incômodo que li na minha vida. Incômodo porque é extremamente realista e porque calhou de eu ter começado a ler num contexto muito significativo e pessoal que não acho que cabe aqui dizer. Mas daí é isso, tenho a PÉSSIMA mania de ler comentários de notícias e sei que isso ainda vai me causar uma úlcera, mas tenho tentado parar.

saramago

Essa semana mais um adolescente foi morto e a suspeita é de homofobia. Só que a morte foi registrada como suicídio! Mesmo que o adolescente estivesse com uma barra de ferro na perna, golpes na cabeça e sem todos os dentes! Como alguém pode se machucar tanto assim antes de se matar? A não-criminalização da homofobia como crime tem tornado o Brasil como um dos países onde mais se mata homossexuais no mundo. Aí algum imbecil vem dizer que héteros morrem o tempo todo. A diferença é que héteros não morrem por serem héteros! Não morrem por estarem abraçados com outros héteros! O simples fato de querer amar outra pessoa do mesmo sexo condena uma pessoa a morte num país onde a homossexualidade sequer é crime! O lobby da bancada evangélica contra a PL 122 que não foi aprovada e protegia da discriminação além de gays, lésbicas, travestis e transsexuais, os portadores de deficiência e idosos é cúmplice desse tipo de atrocidade.

Não só da homofobia, mas do seu irmão gêmeo (também crime de gênero) o feminicídio, causado pelo machismo, é possível ver os mesmos comentários, as mesmas justificativas: o machismo só existe nos olhos de quem vê. Pra quem vê racismo, só nos olhos de quem vê. Injustiça social? Só nos olhos de quem vê. Preconceito? Só nos olhos de quem vê. Daí eu me questiono e te questiono novamente também, o que Samarago de forma genial nos colocou a todos em seu Ensaio sobre “responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam”. Afinal, estão todos cegos ou ficamos loucos de vez para vermos racismo, machismo, preconceito, homofobia em tudo? Ou o problema é justamente não ver? Eu prefiro enxergar enquanto puder, antes que me arranquem os olhos.

2 thoughts on “O preconceito está nos olhos de quem vê ou a cegueira é seletiva?

Leave a Reply

